Projeto integrado de aprendizagem
Título: Os cuidados ao enviar e receber e-mails
Autora: Ana Vilma Francisco de Souza Aragão
Professor formador: Diran Araújo
1. INTRODUÇÃO
É de forma natural para uns e de urgente necessidade para outros, adaptar-se ao uso das novas tecnologias no dia a dia, principalmente o uso do computador. Cada vez mais, a comunicação através da rede se torna mais rápida e imprescindível. São e-mails de trabalho, convites, informativos e várias outras necessidades solucionadas a partir deste instrumento que estão sendo feitas e usadas de qualquer maneira. Assim nós devemos fazer sua utilização de forma segura, atentos a tudo à que temos acesso na rede e sabendo filtrar os benefícios a que nos é de interesse.
2. JUSTIFICATIVA
As ferramentas de comunicação usadas na internet como os e-mails, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizadas, que faz-se importante perguntarmo-nos se realmente sabemos enviar e ler os e-mails recebidos. Quem nunca teve arquivos corrompidos por e-mails que simplesmente foram enviados com esta finalidade?
Então, observando esse problema, por meio desse projeto gostaria de partilhar com alunos e colegas de trabalho alguns cuidados que devemos ter com esse meio de comunicação tão presente no cotidiano de um internauta.
3. OBJETIVOS
3.1 - OBJETIVO GERAL
Alertar sobre os tipos de e-mails recebidos com arquivos maliciosos cuidando também que sejam repassados.
3.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO
ü Apresentar títulos de e-mails que são possíveis vírus;
ü Mostrar alguns e-mails suspeitos;
ü Utilizar os recursos necessários para evitar a proliferação.
4. ATIVIDADES PROPOSTAS
ü Utilizar os provedores de e-mails;
ü Enviar e-mails;
ü Fazer leitura de arquivos recebidos.
5. RECURSOS UTILIZADOS
ü Alunos e colegas de trabalho;
ü Laboratório de informática;
ü Slides informativos.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada nas atividades feitas no decorrer deste projeto.
7. REFERÊNCIAS
Guia do cursista – Introdução a Inclusão Digital
Mensagens virtuais – Slides: você sabe usar seu e-mail?
Nenhum comentário:
Postar um comentário